(11)

(11)

Manutenção de Compressores de Ar

Gostou? compartilhe!

A manutenção para compressores de ar é essencial, pois é um equipamento industrial que aumenta a pressão de um fluído em estado gasoso.

O trabalho do compressor é fornecer energia para máquinas e ferramentas industriais por isso que a manutenção para compressores é importante para muitos processos industriais. Todo compressor de pistão trabalha comprimindo o ar, a manutenção para compressores industriais são divididos em 03 modelos, sendo alternativos, compressores centrífugos e parafusos rotativos. Compressores de ar são equipamentos que trabalham exclusivamente com geração de ar comprimido.

Sua característica e converter movimentos mecânicos gerados por energia elétrica ou combustíveis fósseis.

Existem basicamente 03 tipos de compressores de ar.

  • Compressores de parafuso, onde o ar é gerado através de rotores em forma de parafuso que giram em sentido contrário, assim gerando o ar.
  • Compressores de pistão ou alternativos, este equipamento utiliza pistões fechado em cilindros, geralmente com duas válvulas.
  • Compressor de palheta, este compressor é um equipamento para geração de ar através de um deslocamento positivo multicelular que consiste de palhetas montadas em um rotor posicionado do excêntrico, girando dentro de um alojamento e assim gerando ar comprimido.

Peças de desgaste, este itens são trocados previamente seguindo um cronograma de manutenção e uma periodicidade indicada pelo fabricante.

Manutenção consiste no monitoramento do compressor de ar para que as peças sejam trocadas somente no final da vida útil, assim não comprometendo o funcionamento do compressor e economizando na troca de peças.