Compressores de ar são ferramentas de ampla utilização, podendo ser encontradas diversa áreas de atuação .
Funcionando como um instrumento de complexa execução, os compressores trabalham sob pressão alimentada por energia elétrica e tanto uma preparação desatenta no momento da utilização, quanto a falta de manutenção constante podem resultar em acidentes graves para seus manipuladores e quaisquer pessoas razoavelmente próximas a ele.
Para garantir uma utilização segura, uma série de boas práticas é indicada para garantir a segurança dos envolvidos em trabalhos com os compressores de ar. É de suma importância a leitura do manual de instruções e instalações de acordo com as instruções do fabricante.
Este documento é a principal e mais completa fonte de informações da ferramenta.
Outro fator importante para o bom uso da ferramenta é sua manutenção preventiva, essa prática garante que o compressor mantenha seu pleno e bom funcionamento, assim como desempenho. É preciso realizar quaisquer reparos necessários assim como todas as inspeções periódicas.
A manutenção consiste no uso correto do compressor, sempre o manter nivelado antes e durante o uso, manter sua lubrificação, utilização da fiação adequada para o funcionamento elétrico, nunca conectá-lo diretamente a rede elétrica, verificar compatibilidade em caso de substituições para aumento de pressão e, entre outras, realizar a drenagem do reservatório de água de acordo com sua utilização.
No momento da instalação do equipamento e também para instalação ou dimensionamento de redes, é imprescindível consultar um profissional especializado no assunto. A manutenção básica de um compressor ainda pode incluir adequada limpeza de alguns complementos, assim como regulares trocas periódicas de itens, tais como o filtro e também a troca de óleo e a correta drenagem do reservatório.